segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Economize dinheiro visualizando melhor seus produtos



Uma vez prestei serviço numa confecção que estava muito preocupada com a produtividade. Pedi para dar uma olhada nos seus produtos. Comecei a olhar e tive a sensação de que eram repetitivos, inadequados ao público alvo e sem inovação. Para facilitar meu trabalho dividi os produtos em famílias, procurando um traço em comum entre os produtos.


Reuni fotos de alguns dos produtos, tirei “xerox” do desenho de outros enfim o que era mais prático no momento e fui agrupando os modelos similares e colando um papel maior. Quando o proprietário da confecção viu o meu quadro ele imediatamente percebeu vários problemas no seu “mix” de produto: “overdose” de uma determinada cor, modelos muito similares, falta de opção para um determinado perfil de cliente que ele costuma atender, falta de um produto chamariz, produtos com uma grade muito extensa de tamanhos sem necessidade e produtos “oportunistas” sem identidade com a marca. Imediatamente ele reuniu sua equipe de desenvolvimento de produto e comercial e refizeram o “mix” de produto com cortes, reduções e alterações. Até hoje o proprietário dessa empresa me agradece por ter montado um quadro de uma forma tão simples que permitiu a visualização de erros conceituais tão significativos gerando muita economia de recursos. É muito fácil!!!!! Monte o seu e observe se não tem produto demais “comendo seu dinheiro”, foque nos rentáveis e descarte os demais.

Crédito da imagem: Google/imagens