sábado, 9 de abril de 2016

Como eliminar o pesadelo da reclamação de qualidade no produto de vestuário


Atualmente com a força das redes sociais qualquer reclamação postada se propaga com uma velocidade espantosa, às vezes até antes da sua empresa ser informada do problema. Você não quer que isso aconteça, não é? O que fazer?
O código de defesa do consumidor diz que a empresa só tem obrigação de trocar um produto no caso de defeito de fabricação comprovado. Por uma questão de gentileza a maior parte das confecções troca sem problemas suas mercadorias por questão de tamanho ou cor. O que normalmente são caracterizados como defeito de fabricação são os defeitos do e no tecido, costuras mal feitas, falhadas, rompidas e modelagem inadequada.
Defeitos do tecido geralmente são os mais negligenciados pelas confecções. Dois testes, bem simples, podem ser feitos e vão trazer mais segurança a sua confecção. Sugiro testar a alteração dimensional na lavagem caseira, ou seja, o quanto o tecido encolhe (ou estica) após uma lavagem em ciclo normal em lavadora doméstica. Outro teste é o de solidez da cor, consiste em lavar com sabão em pó um retalho do tecido colorido entre dois retalhos de tecido branco costurado como um sanduíche. Depois de seco descosturar o retalho e observar se o tecido colorido desbotou e se o tecido branco manchou. Bem simples, fácil de fazer e acessível a qualquer confecção.
Faça os testes nos tecidos, prove uma peça em uma pessoa com um manequim adequado, revise seus produtos antes de embalar observando a aparência em geral, simetria e qualidade das costuras. Estas simples ações com certeza trarão confiança e segurança aos seus produtos. Vá em frente e boa sorte!

Crédito da imagem: Google/imagens