domingo, 3 de abril de 2016

Como visualizar o que está atrasado na produção de uma maneira descomplicada



Por que só eu estou vendo que o pedido 575-16 está atrasado e que precisa ser priorizado? Por que a minha equipe não tomou providências até agora? Se você faz esta pergunta com regularidade é sinal que precisamos melhorar a comunicação entre as pessoas e setores.

No mês passado me deparei com um problema na expedição que ilustra bem o tema da comunicação simples e clara num ambiente com muita informação. Tínhamos vários pedidos, com muitos itens, vários separadores, como se organizar? Separamos os pedidos por data e depois por semanas. Para cada semana foi atribuída uma cor e colamos nos pedidos uma “etiquetinha” com a cor da semana. A semana mais atrasada ganhou a etiqueta azul, a seguinte amarela, vermelha, preta e verde. Rapidamente todos focaram seus esforços nos pedidos com etiqueta azul e logo se percebeu problemas de gargalo na embalagem, erros de produção e desatenção. Quando o coordenador do setor enxergou com clareza os problemas, tomou providências e solicitou ajuda. Em 3 dias o nó que estava o setor se desmanchou e todos da equipe trabalhavam de maneira produtiva nos pedidos da mesma cor. Era fácil para qualquer pessoa identificar os pedidos que deveriam passar na frente e a chefia o que precisa ser providenciado naquela situação.
A solução foi tão simples e barata que todo mundo ficou pensando por não tivemos esta ideia antes rsrsrs. Atualmente o encarregado escreve no mural de entrada a cor que deve ser trabalhada no dia e todos já sabem o que fazer. Experimente na sua empresa, vale a pena!

Crédito da imagem: Google/imagens