domingo, 22 de maio de 2016

Não nascemos prontos!* precisamos nos reinventar




Isso não passa de modismo, não vai dar certo! Você já falou esta frase e já se arrependeu? Na verdade se não falamos certamente pensamos, não é mesmo? rsrsrs. Como não cair nesta cilada?
Nesta semana assistindo um capítulo da novela que se passa nos anos 40 vi o personagem, dono de um comércio de tecido, desdenhar da concorrente recém-aberta que vendia roupas prontas. Ele dizia: quem vai querer roupa pronta? Uma roupa sob medida é muito mais elegante. Ele tem razão, não é? Mas a facilidade e os preços se mostraram atraentes e o valor que se dá a elegância mudou. Os próprios tecidos mudaram bastante, novas fibras, tecidos de malharia, uso de misturas com elastano auxiliaram na confecção de vestuário com modelagens mais simplificadas. Atualizando um pouco o tema, vamos pensar em comércio eletrônico. Quem vai ter coragem de comprar uma peça de vestuário sem tocar o tecido, olhar o acabamento interno e provar para ter certeza do caimento? Pois os números estão aí, provando que muita gente está comprando e a cada ano mais e mais pessoas estão dispostas a arriscar e fazer seus pedidos através de sites eletrônicos. 
O que fazer então? Em primeiro lugar não se fechar as novidades, mesmo que pareçam improváveis, impossíveis e sem sentido. Procurar saber o que está sendo feito ao seu redor e no mundo, se atualizar mesmo que o seu íntimo não concorde. Faça testes, ensaios sobre o assunto, converse com pessoas diferentes do seu meio, você pode se surpreender. Você não quer ser taxado de ultrapassado pela concorrência, não é?
* Não nascemos pronto é o título do livro do prof. Mario Sergio Cortella