domingo, 27 de março de 2016

Guia simples para começar a implantar o sistema 5S na confecção – SETOR DE MODELAGEM


Se você está adiando a implantação do 5S na sua empresa por falta de tempo disponível da sua equipe, receio do impacto que vai causar ao mexer em coisas guardadas, convenientemente esquecidas e escondidas e por não estar totalmente convencido de que esta prática é realmente eficiente, você precisa vencer suas resistências e agir.



O 5S é uma técnica de qualidade que pode ser aplicada no trabalho e na vida pessoal. Como exemplo vou eleger o setor de modelagem para a implantação.

1ºS – Seiri, olhe ao seu redor e separe os itens em duas pilhas: útil para você e inútil. Mantenha somente o que é necessário para a sua atividade.

Comece pelos itens físicos: cortes de tecido, aviamentos, amostras, peças piloto, moldes, papelão, gabaritos, tesouras, réguas, canetas, manequins, cabides, araras, papéis, objetos pessoais, fitas métrica, alfinetes, giz, etc. Depois siga para os itens virtuais: arquivos duplicados, desatualizados e mal organizados.

O que for útil manter, o que for inútil para você pode ser útil para outra pessoa ou setor. Disponibilize para as pessoas avaliarem. Descartar tudo que for inútil e no caso de dúvida, guardar em caixas etiquetadas com a descrição do conteúdo e a data do armazenamento. 
Viu como é simples começar? Então mãos à obra, dê o primeiro passo, inicie o 1º S. Se quiser trocar ideias é só contatar.

Crédito da imagem: Google/imagens