Por que só eu estou vendo que o pedido 575-16 está atrasado e
que precisa ser priorizado? Por que a minha equipe não tomou providências até
agora? Se você faz esta pergunta com regularidade é sinal que precisamos melhorar
a comunicação entre as pessoas e setores.
No mês passado me deparei com um problema na expedição que
ilustra bem o tema da comunicação simples e clara num ambiente com muita
informação. Tínhamos vários pedidos, com muitos itens, vários separadores, como
se organizar? Separamos os pedidos por data e depois por semanas. Para cada
semana foi atribuída uma cor e colamos nos pedidos uma “etiquetinha” com a cor
da semana. A semana mais atrasada ganhou a etiqueta azul, a seguinte amarela,
vermelha, preta e verde. Rapidamente todos focaram seus esforços nos pedidos
com etiqueta azul e logo se percebeu problemas de gargalo na embalagem, erros
de produção e desatenção. Quando o coordenador do setor enxergou com clareza os
problemas, tomou providências e solicitou ajuda. Em 3 dias o nó que estava o
setor se desmanchou e todos da equipe trabalhavam de maneira produtiva nos
pedidos da mesma cor. Era fácil para qualquer pessoa identificar os pedidos que
deveriam passar na frente e a chefia o que precisa ser providenciado naquela
situação.
A solução foi tão simples e barata que todo mundo ficou
pensando por não tivemos esta ideia antes rsrsrs. Atualmente o encarregado
escreve no mural de entrada a cor que deve ser trabalhada no dia e todos já
sabem o que fazer. Experimente na sua empresa, vale a pena!
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